Nutricionista | Clínica Psicovivendo

Nutricionista

nutricionista.jpg

A maioria das pessoas já ouviu a palavra nutrição ou nutricionista, mas você sabe qual é o trabalho de um nutricionista e quando você deve procurar o apoio de um?

​

A Nutrição Clínica serve para tratar e prevenir doenças que afetam o ser humano com base em sua alimentação, ela também existe para auxiliar no desenvolvimento de uma alimentação balanceada e saudável, assim como o uso de suplementos nutricionais.

​

Mas quais são as doenças tratadas pela Nutrição Clínica afinal? Entre elas estão as cardiopatias, cirrose hepática, constipação intestinal, desnutrição, diabetes mellitus, doença celíaca, Dislipidemias (hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia), Fenilcetonúria, Hipertensão arterial, Hiperuricemia (gota), Insuficiência renal doença aguda e crônica, obesidade, entre outros e ainda casos de traumas físicos, como queimaduras extensas ou cirurgias também devem ser acompanhadas por um nutricionista, já que os pacientes podem apresentar perda de apetite.

​

O atendimento deve ser realizado por um nutricionista ou médico nutrólogo e pode se dar em ambulatórios como clínicas, asilos, spar ou no hospital.

Durante o atendimento o paciente será examinado para que seja definido a sua fisiopatologia, história clínica pessoal e familiar, seu estado nutricional, físico e bioquímico para assim chegar à uma conclusão de quadro nutricional.

O atendimento com um nutricionista deve sempre seguir tendo como base a realidade da vida do paciente, para que assim um tratamento efetivo e realista possa ser desenvolvido.