Neuropsicólogia | Clínica PsicoVivendo
top of page

Neuropsicologia

neuropsicologia.jpeg

Mas o que afinal é Neuropsicologia e por que não é chamada apenas de Psicologia?

​

 A Neuropsicologia é na verdade uma área especializada da Psicologia onde condições específicas são descobertas e posteriormente tratadas, é uma área que demanda a observação tanto do paciente quanto daqueles próximos à ele para que o diagnóstico seja correto, também é uma área interdisciplinar que demanda o acompanhamento com outros profissionais da saúde. 

​

E quando deve-se fazer uma avaliação Neuropsicológica afinal? Não é sempre que ela é necessária, apenas quando há a suspeita de um de transtorno psiquiátrico ou de neurodesenvolvimento, principalmente quando estes estão afetando o cotidiano do paciente.

​

Alguns dos exemplos tratados pela Neuropsicologia: Deficiência Intelectual, Demências, Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é importante que a pessoa esteja se sentindo confortável em executar o teste, sendo preparada para lidar com o resultado deste.

​

No respectivo processo de avaliação são utilizadas provas e testes psicológicos, com análise quantitativa e qualitativa: Anamnese, observação Clínica, Aplicação dos testes e escalas que irão avaliar as funções cognitivas dos indivíduos como atenção, linguagem, memória e outros.

​

A observação e a visita daqueles próximos do paciente poderá  acontecer, a quantidade de visitas que dependerá da pessoa examinada, ao adquirir esses resultados o neuropsicólogo poderá desenvolver o laudo neuropsicológico.

​

O objetivo da avaliação é conhecer o funcionamento cognitivo do individuo, buscar reconhecer as dificuldade e habilidades, e direcionar tratamentos assertivos conforme a necessidade.  

bottom of page